Corujinha-sapo é vista no parque da Tijuca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/10/2015
Registro é inédito no parque e no Rio de Janeiro


Artigo publicado pelos pesquisadores Luiz Pedreira Gonzaga e Gloria Castiglioni revela que, pela primeira vez, a espécie de coruja Megascops atricapilla, popularmente chamada de corujinha-sapo, foi registrada no Parque Nacional da Tijuca e, mais amplamente, no município do Rio de Janeiro.

A primeira evidência ocorreu em janeiro de 2015 na Estrada do Excelsior, no setor Floresta do Parque. Para testar a suspeita, os pesquisadores voltaram ao local em uma noite de lua cheia de fevereiro e reproduziram a gravação digital do canto desta espécie de coruja.

Alguns minutos depois, uma delas respondeu ao playback cantando e, em seguida, uma segunda começou a cantar também, confirmando a presença da espécie no Parque Nacional da Tijuca, relatam os pesquisadores no artigo agora publicado.

A corujinha-sapo ocorre no leste da América do Sul. Habita a floresta tropical úmida, borda de mata e também áreas mais abertas, segundo os especialistas.

Devido a seus hábitos noturnos e dificuldade de detecção, essas corujas florestais são muito pouco conhecidas. Os estudos sobre dados básicos de sua biologia (incluindo sua comunicação vocal) são praticamente inexistentes. Os poucos que existem são baseados em dados obtidos de forma esporádica ou em pesquisas de curta duração.

Agora, Gonzaga e Castiglioni iniciarão um estudo específico no Parque Nacional da Tijuca com o objetivo de investigar aspectos da biologia (especialmente comunicação acústica, alimentação, reprodução e demografia) dessa coruja e testar a possibilidade de utilizar o canto ou outros tipos de vocalização dessas espécies como marcador individual para pesquisas de longo prazo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7141-corujinha-sapo-e-vista-no-parque-da-tijuca.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.