Criados dois postos de defesa da Mata Atlantica

O Globo, Rio, p.18 - 26/11/2004
Criados dois postos de defesa da Mata Atlântica
Ana Wambier
O Estado do Rio ganhou esta semana dois postos avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), espécie de prêmio expedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), responsável pelo programa mundial Homem e Biosfera. Um dos postos ficará na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis e o outro no Jardim Botânico. Com isso, as duas entidades passam a ter o apoio da Unesco para a realização de seus projetos.
A instalação dos postos serve como um certificado da Unesco de apoio aos esforços para a preservação da Mata Atlântica. Para conceder o diploma, a Unesco também avalia o desenvolvimento sustentável das regiões e a promoção do conhecimento científico da fauna e da flora. Este são os primeiros postos da RBMA no Estado do Rio.
Na quarta-feira, os certificados foram entregues numa solenidade na Fazenda Santo Antônio, em Petrópolis, à qual compareceram ambientalistas, biólogos, políticos e representantes da Unesco.
Durante a entrega dos certificados, a presidente da APA Petrópolis, Yara Valverde, destacou os projetos de recuperação ambiental que vêm sendo desenvolvidos na região em gestão compartilhada entre órgãos públicos e organizações não-governamentais.
A decisão de instalar um posto avançado é tomada pelo Conselho Nacional da RBMA, que vota os pedidos dos conselhos regionais. As duas indicações, tanto a da APA Petrópolis, como a do Jardim Botânico, foram aprovadas por unanimidade.
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que abrange 15 estados, visa a estimular a conservação deste bioma, o mais ameaçado do planeta.

O Globo, 26/11/2004, p. 18
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Petrópolis
  • UC Mata Atlântica
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.