Crianças do Programa Prosseguir do HOL visitam o Parque Ambiental do Utinga

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br - 17/04/2012
A classe Hospitalar do Programa Prosseguir do Hospital Ophir Loyola participou, nesta terça-feira, 17, de uma aula-passeio no Parque de Preservação Ambiental de Belém, no bairro do Utinga. Cerca de dez crianças e quinze profissionais, entre professores, médicos, instrutores e técnicos de Enfermagem, integraram o grupo.

Maria Helena Meireles, 29, que acompanha a filha, Ana Beatriz, em tratamento há um ano e quatro meses no HOL contra um linfoma, aprovou a atividade. "É muito importante ter um momento para que as crianças saiam da rotina do Hospital, que é muito difícil. Aprender ao mesmo tempo em que se divertem é muito interessante", afirma.

O parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada para a preservação e conservação dos recursos naturais e, principalmente, para proteger os mananciais dos Lagos Bolonha e Água Preta, que são responsáveis pelo abastecimento de mais de 60% da população da Região Metropolitana de Belém. A aula teve como objetivo proporcionar para os alunos da classe uma abordagem multidisciplinar sobre a questão ambiental. Aspectos como recursos naturais esgotáveis, poluição, saneamento básico, fauna, flora, noções de espaço foram abordados pelos professores e instrutores durante o passeio.

Segundo a coordenadora do Programa Prosseguir no HOL, Angela Barbosa, esta ação traz uma proposta de interdisciplinaridade. "É importante mostrar que o mesmo tema tem vários aspectos, que serão abordados de forma diferente pelos professores de cada uma das disciplinas reunidas aqui. O que queremos é observar a relação dos alunos com elas", explica.

O Programa Prosseguir foi criado no Hospital Ophir Loyola em 2003, em parceria com a Secretaria Executiva de Educação (Seduc), e em 2009 se estendeu para outros hospitais de Belém, tendo como objetivo assegurar às crianças e adolescentes em tratamento clínico e cirúrgico o direito à educação, continuidade do processo ensino-aprendizagem e reintegração ao grupo escolar. Ele proporciona condições para o resgate da autoestima das crianças e adolescentes, minimiza suas perdas sociais, psicológicas e cognitivas e integra paciente, família e escola.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=97469
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.