Curso discute normas sobre memorial descritivo de UCs

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/12/2011
Com a finalidade de capacitar técnicos que já possuíam conhecimento prévio do Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi encerrado na sexta-feira (2) o Curso de Elaboração de Memorial Descritivo e Análise de Limites de Unidades de Conservação.

O curso, realizado na Academia da Biodiversidade (ACADEBio), unidade de formação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Iperó (SP), contou com a participação de 18 servidores.
Para a coordenadora de Consolidação e Limites, da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs, do ICMBio, Carla Lessa, o curso agregou conhecimento e serviu para definir regras para o manual que será lançado sobre os memoriais descritivos das unidades de conservação, além de trocar conhecimentos e contribuições para a consolidação da metodologia.

"O tema memorial descritivo ainda está em construção e não existem regras definitivas. Por isso, trabalhamos em cima de como os outros órgãos trabalham. Logo, a principal essência desse curso foi construir uma norma do ICMBio com base em um conjunto de informações, práticas e técnicas de cartografia", destaca Carla.

A analista ambiental Érika Fujisaki, do Parque Nacional da Serra da Mocidade, em Roraima, considerou que o curso vai auxiliar bastante no trabalho. "Sempre tive muitas dúvidas em relação aos memoriais descritivos da unidade. Tínhamos dificuldade em responder o questionário da consolidação de limites e com esse curso compreendi como elaborar e também o significado de muitos termos usados na descrição. Agora já posso encaminhar o documento, sem necessidade de correções", declarou.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2397-curso-discute-normas-sobre-memorial-descritivo-de-ucs
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mocidade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.