Dia Nacional do Cerrado é celebrado no Parque Estadual do Jalapão

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 13/09/2012
O Cerrado é o segundo maior bioma do país e predominante no Estado do Tocantins. Por considerar a importância desse bioma, que recebe comemorações neste mês de setembro, a equipe do Parque Estadual do Jalapão - PEJ realizou atividades no Dia Nacional do Cerrado nesta terça-feira, 11. As atividades foram realizadas na Praça do CAT - Centro de Atendimento ao Turista, no município de Mateiros, e teve como objetivo sensibilizar e estimular a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais desse bioma, em detrimento de suas características e biodiversidade.

Durante as atividades, estudantes da região realizaram o plantio de mudas na Praça do CAT e assistiram vídeos educativos. Seguindo as comemorações, foi realizada a feira do Cerrado com a participação das famílias da Rede Jalapão, que comercializou os produtos preparados com frutos do cerrado. Ainda na feira foram expostos fotografias e cartazes feitos pelos estudantes sobre o Cerrado, apresentação do coral de Mateiros e apresentação de artistas locais.

As atividades foram realizadas com o Prev/Fogo - Ibama e com instituições parceiras do município de Mateiros que buscam o fortalecimento das ações relacionadas com o PEJ.

O Cerrado é marcado por uma paisagem com vegetação baixa espalhada em amplos espaços, árvores pequenas com galhos tortuosos e aparência seca. Por ser um dos maiores bioma do Brasil em extensão é também uma das faunas e floras mais ricas do mundo.



http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3357
Cerrado

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.