Esec de Carijós quer resgatar a história da região

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/10/2013
A Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Santa Catarina, realizou no mês de setembro a primeira rodada de entrevistas com pescadores artesanais do bairro de Ratones, em Florianópolis. A atividade teve como objetivo resgatar informações históricas sobre as intervenções antrópicas na bacia hidrográfica, realizadas desde 1950. As entrevistas traduzem o esforço realizado pela unidade de conservação (UC) de resgatar a história da região por meio do saber ecológico local.

O conhecimento obtido, em conjunto com as informações técnico-científicas disponíveis, poderá subsidiar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na avaliação da proposta de revitalização do rio Ratones, antiga demanda da comunidade local. A expectativa dos moradores da região é restabelecer as condições ambientais que antigamente viabilizavam os modos de vida das populações tradicionais, dependentes da pesca na região.

Segundo Luís Otávio Frota, analista ambiental e coordenador das entrevistas, a participação da sociedade no processo é importante. "A princípio, a revitalização proposta tem potencial de incrementar a função social da Estação Ecológica de Carijós, ao propiciar a intensificação do processo ecológico de exportação de biomassa de recursos pesqueiros, um dos principais serviços ambientais providos pela unidade, paralelamente angariando a opinião pública local em prol de seus objetos de proteção", frisou.

De acordo com analistas ambientais da unidade, a região foi modificada por obras de drenagem, conduzidas pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS). As entrevistas com pescadores e a revitalização do rio são apoiadas pela Associação de Pescadores do Rio Ratones, que faz parte do Conselho Consultivo da ESEC Carijós.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4377-esec-de-carijos-quer-resgatar-a-historia-da-regiao-por-meio-do-saber-ecologico.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.