Esec do Mato Grosso realiza projeto Sala Verde

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 31/08/2009
A Estação Ecológica (Esec) de Taiamã, no Mato Grosso, dá sequência às atividades do projeto Sala Verde, do Ministério de Meio Ambiente. O objetivo é formar facilitadores em educação ambiental. Nesse trabalho, a Esec administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres.

O projeto visa ainda a levantar recursos financeiros para a construção do Espaço Sala Verde, orçado em R$ 76 mil. A Unemat abriga um espaço provisório denominado de "Centro Alternativo de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Taiamã", onde estão sendo dados os cursos e oficinas.

As oficinas para os professores da rede pública foram inciadas no mês passado. Estão previstas, ainda, oficinas e atividades para alunos do 5o ao 9o ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais, além de oficinas, palestras e atividades com pescadores tradicionais da Colônia Z-2.

O Sala Verde segue até o fim do ano com minicursos e oficinas de formação de multiplicadores na área de educação ambiental com foco nos professores das escolas públicas. No início serão no máximo quatro professores por escola, em um universo de cinco escolas do município, num total de 26 professores.

Haverá emissão de certificado de participação aos palestrantes e para todos os inscritos. Os palestrantes vão atuar de forma voluntária.

PALESTRAS - Em fevereiro deste ano, o analista ambiental Magela, da Esec, fez palestra para 200 pessoas da colônia de pescadores Z-2, piloteiros e barcos e turistas da Associação Empresarial Turística e Ambiental de Cáceres (Asatec). Em maio, deu um minicurso para os alunos de Biologia e Agronomia da Unemat, Campus de Tangará da Serra. Em agosto, Magela promoveu uma oficina no Colégio Portal, em Cuiabá, sobre reciclagem do lixo e uso em xilogravura.

Maiores contatos e informações podem ser obtidas pelos e-mails: alessandramorini@bol.com.br, da Unemat, magelangelo@yahoo.com.br, daniel_kantek@hotmail.com, marcelo.andrade@icmbio.gov.br, selma.onuma@icmbio.gov.br, do ICMBio.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taiamã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.