ESEC Tamoios e pescadores artesanais debatem termo de compromisso

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 02/05/2012
Participantes da Câmara Temática de Aquicultura e Pesca do Conselho Consultivo da Estação Ecológica (Esec) Tamoios se reuniram no dia 25 de abril para iniciar o processo de construção participativa de Termo de Compromisso com pescadores artesanais que utilizam áreas marinhas da unidade de conservação para a sua atividade de subsistência.

A reunião teve como objetivo nivelar entendimentos sobre o processo de construção participativa, conhecer as etapas que deverão ser trilhadas até a aprovação da minuta pelo Conselho Consultivo e planejar os primeiros passos do trabalho coletivo.

O grupo apresentou suas expectativas quanto ao processo, mostrando um amadurecimento construído na experiência acumulada no trabalho na Câmara Temática, no Conselho da unidade de conservação e em outros fóruns em andamento na região relacionados à Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros. Régis Lima, chefe da Estação Ecológica Tamoios, apresentou inicialmente um panorama da gestão da UC, reforçando o seu posicionamento favorável à construção do Termo de Compromisso e propondo diretivas iniciais para o trabalho.

O encontro contou com representantes do Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA), Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Colônia de Pescadores, Secretaria Municipal de Pesca de Angra dos Reis, Câmara de Vereadores de Paraty, Associações de Moradores e Pescadores, Universidades, além de estudantes envolvidos em projetos de pesquisa relacionados à pesca artesanal.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2848-esec-tamoios-e-pescadores-artesanais-debatem-termo-de-compromisso.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.