Fazendeiro denunciado

CB, Brasil, p. 13 - 31/07/2008
Fazendeiro denunciado

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, aproveitou sua visita ao Pará para doar ao governo estadual 11 mil metros cúbicos de madeira ilegal apreendida pelo Ibama, avaliados em R$ 2 milhões. O ministro enfrentou um protestos de moradores em Altamira (PA). Os manifestantes reclamavam que ficaram sem emprego depois das ações de combate ao desmatamento ilegal.

No município, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça o fazendeiro Lourival Novaes Medrado dos Santos, ex-dono das cerca de três mil cabeças de gado apreendidas, no mês passado, na Operação Boi Pirata. Ele é acusado de destruir 5 mil hectares de floresta nativa na estação ecológica Terra do Meio. Na ação, o procurador Alan Rogério Mansur Silva pede a condenação de Santos por dano à unidade de conservação. O crime prevê pena de até cinco anos de prisão.

Leilão
A ação faz parte de uma série de denúncias feitas pelo MPF contra fazendeiros que ocupavam irregularmente a estação. Os processos resultaram em determinações judiciais de desocupação da área. Em junho, o juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo determinou que o Ibama poderia recolher o rebanho de Santos. No entanto, não houve ofertas nas três primeiras tentativas de venda. O quarto leilão para vender o gado está marcado para a próxima terça-feira.

CB, 31/07/2008, Brasil, p. 13
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.