Fiscais apreendem armas e derrubam construções irregulares na APA de Petrópolis

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/06/2011
Entre os dias 2 e 13 de junho a equipe de fiscalização da Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, em conjunto com o Batalhão Florestal da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizou a terceira fase da Operação Resgate Ambiental. Durante a ação uma residência construída de forma irregular em Área de Proteção Permanente (APP) foi demolida e armamentos foram apreendidos com caçadores. Em Petrópolis, na região do Quitandinha, as multas pelas construções irregulares ultrapassaram R$ 60 mil.

No bairro da Capela pássaros silvestres, algumas espécies em extinção, foram encontrados em gaiolas sem autorização. Já no município de Duque de Caxias, na região da Taquara, a equipe de fiscalização encontrou uma colônia de caçadores no meio da mata.

Foram apreendidas armas como espingardas, trabucos e revólveres. Os caçadores fugiram, mas deixaram para trás armas, munições e documentos pessoais. O material apreendido foi encaminhado para a Polícia Federal e os caçadores vão responder por crime ambiental e posse ilegal de armas.

"Foi muito importante apreendermos material de caça. Os moradores se sentiam ameaçados pela quantidade de caçadores armados que circulavam no local. Conseguimos dar uma resposta positiva para a sociedade apreendendo este material durante a fiscalização que será permanente", afirmou o chefe de fiscalização da APA de Petrópolis, Josimarcio Campos de Azevedo.

As operações também atendem às denúncias que chegam ao escritório da APA pelo telefone (24) 2222-1651. As denúncias por telefone podem ser anônimas ou quem quiser também pode denunciar por e-mail ( apa.petropolis@gmail.com).




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1218-operacao-resgate-ambiental-termina-com-armas-apreendidas-e-casa-demolida
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Petrópolis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.