Floresta Nacional de Silvânia e Polícia Militar de Goiás montam barreiras eletrônicas em parceria para combate a ilícitos ambientais

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 07/04/2009
As equipes de fiscalização da Floresta Nacional (Flona) de Silvânia, em Goiânia (GO), em parceria com a polícia militar do estado de Goiás instalaram no último mês, barreiras eletrônicas nas principais saídas do município, com o objetivo de identificar possíveis ilícitos ambientais.

Segundo o chefe da Unidade de Conservação (UC) da Flona de Silvânia, Renato Cézar de Miranda, as principais infrações ambientais verificadas no município de Silvânia e região estão relacionadas a desmatamento de áreas do bioma Cerrado. "Entre os exemplos estão o transporte irregular de produtos florestais sem a licença ambiental, a extração de areia sem a autorização do órgão ambiental nos rios e córregos da região e a manutenção de pássaros da fauna silvestre em cativeiro sem as devidas licenças", afirmou Miranda.

De acordo com ele, as recentes ações da equipe de fiscalização da Flona de Silvânia tem contribuído para inibir tais práticas, levando as pessoas a procurarem a Unidade na busca de orientação com relação à adequação de procedimentos e cumprirem a legislação ambiental vigente.

O chefe da UC afirmou ainda que o trabalho da equipe de fiscalização tem sido permanente, de forma preventiva ou corretiva, na identificação de possíveis infrações ambientais, no atendimento a denúncias registradas junto à Flona e nas solicitações de esclarecimentos por parte do Ministério Público.

A polícia militar ficou responsável pela documentação dos veículos abordados e os agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) pelo transporte de produtos florestais como possíveis ocorrências relacionadas à fauna, cassa, pesca e ao transporte de passeriformes.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.