Gavião-real é atropelado na BR-101, em Sooretama, ES

G1 - http://g1.globo.com/ - 08/04/2015
Instituto Chico Mendes (ICMBio) disse que ave está ameaçada de extinção.
Animal foi levado para o Projeto Cereias, para receber primeiros socorros.


Um gavião-real foi atropelado na BR-101, na área da Reserva Biológica de Sooretama, Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (8). De acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), o animal está ameaçado de extinção. A ave foi encaminhada para o Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens, o Projeto Cereias, para receber os primeiros socorros.

O gavião foi encontrado pelo técnico ambiental Alexsander Leandro, do ICMBio, enquanto ele trabalhava. "Eu vim fazer meu trabalho, como de costume, e acabei me deparando com essa ave. Também já tinha registrado dois papagaios atropelados", contou o técnico.

O analista ambiental Valdir Martins dos Santos falou que a presença dessa ave nas reservas é rara. "No Espírito Santo, Sooretama deve ser o único habitat que a comporta. Ela está desaparecendo das florestas por conta da extinção dos habitats. A mata atlântica foi sendo desmatada, convertida em áreas para agricultura e sobraram poucas áreas que dão suporte para essas espécies de grande porte", falou.

Segundo o analista ambiental, a ave atinge dois metros de envergadura das asas no estágio adulto. Além disso, é carnívora, caçadora e se alimenta, principalmente, de macacos, bichos-preguiça e outros mamíferos.



http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/04/gaviao-real-e-atropelado-na-br-101-em-sooretama-es.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sooretama
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.