Grupo faz travessia e sobe pico em Guimarães

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/07/2017
Atividade nesse fim de semana foi em comemoração aos 10 anos do ICMBio. Participantes encantaram-se com as belas paisagens do parque nacional, no Mato Grosso



Nesse fim de semana, foi realizado mais um evento do projeto "10 picos, 10 travessias" em comemoração aos 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Gestores, voluntários e visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, encantaram-se com as paisagens do cerrado durante a Travessia da Casa do Morro e a subida ao Morro São Jerônimo.

Um primeiro grupo iniciou o percurso de 23 quilômetros no sábado (8). Outro grupo partiu no domingo (9) com o objetivo de subir o morro São Jerônimo. Os dois grupos se encontraram e fizeram a subida ao pico juntos. O parque realizou ainda atividades alternativas como oficina gratuita de slackline para os visitantes da Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha.

No fim da subida, os caminhantes plantaram sete ipês em homenagem aos servidores da área ambiental que faleceram no último mês. Juarez, servidor aposentado do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães; José Gomes, servidor aposentado da Estação Ecológica Serra das Araras; Fátima Sonoda, servidora da Sema/MT; Marcelo Bresolin, analista ambiental do ICMBio; Sebastião Júnior, Olavo Galvão e Alexandre Rochinski, servidores do Ibama.

Sobre a travessia

A primeira travessia com pernoite no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui aproximadamente 23 quilômetros de extensão, que são feitos em dois dias de caminhada e pernoite em acampamento rústico na Casa do Morro. Ela conecta alguns dos mais importantes e populares atrativos turísticos e trilhas da unidade de conservação, como a Trilha da Cachoeira Véu-de-Noiva, o Circuito das Cachoeiras, as cachoeiras de época (temporárias), o Morro São Jerônimo e a Trilha Histórica do Carretão.

Sobre o pico

O morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do Parque Nacional. Tem mais de 800 metros de altitude e é um elemento marcante na paisagem do local.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9021-grupo-faz-travessia-e-sobe-pico-em-guimaraes
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.