Hoteleiros fazem manifesto contra desapropriação de terras em Itatiaia

O Globo, Rio, p. 12 - 04/03/2006
Hoteleiros fazem manifesto contra desapropriação de terras em Itatiaia
Eles lembram que são os maiores responsáveis pela preservação do parque

Ministros, senadores e deputados federais começaram a receber um manifesto da Associação dos Amigos de Itatiaia denunciando a intenção do Ibama de desapropriar sete hotéis e 190 sítios que já existiam na Serra da Mantiqueira antes de junho de 1937, quando foi criado o Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense. A decisão de recorrer em Brasília contra o projeto de indenizar os donos das propriedades, repassando-as a outras pessoas através de concessões licitadas, foi tomada durante o carnaval, quando os hoteleiros se reuniram para discutir o problema.
Há casos de hotéis e sítios administrados pela quarta geração das famílias que adquiriram as glebas de terra do governo federal durante o processo de colonização da serra, a partir de 1909. Segundo o advogado e fundador da associação, Leonardo Rodrigo de Brito, o próprio decreto de criação do parque menciona a necessidade de construção de hotéis para atender cientistas nacionais e estrangeiros estudiosos da flora e da fauna e o turismo.
Na denúncia enviada a Brasília, os hoteleiros lembram que são eles os preservadores do parque e que sempre se juntaram aos guardas do Ibama para combater incêndios na reserva. "É preciso, isto sim, desapropriar terras de posseiros e de fazendeiros que põem fogo nos pastos e causam grandes incêndios", diz o documento.
Diretor do parque diz que lei tem que ser cumprida
O diretor do Parque Nacional de Itatiaia, Walter Behr, afirma que o envolvimento ou não dos hotéis com a preservação do local ou a existência ou não de gado dentro de uma reserva não exime o Ibama da obrigação de cumprir a legislação vigente. A Lei 9.985, de 2000, prevê que as terras de todo parque nacional, de propriedade da União, sejam desapropriadas para serem oferecidas à iniciativa privada mediante concessão. As regras, segundo ele, são baseadas em convenções internacionais que foram se estabelecendo desde a criação do primeiro parque nacional do mundo, o de Yellowstone, nos EUA, em 1872.
Behr, que afirma ser apenas um porta-voz do Ibama na questão com os hoteleiros, diz que o grupo de trabalho formado por auditores e técnicos do órgão esclarecerá o problema a 18 de março, numa reunião com o conselho consultivo de representantes da prefeitura de Itatiaia, de ONGs e dos hoteleiros.
As obras de recuperação da estrada de acesso ao parque - outro alvo de reclamação dos hoteleiros da região - já foram iniciadas, segundo Behr. Para a comemoração dos 70 anos do parque, o Dnit já licitou as obras de recuperação integral da BR-485, desde a Via Dutra, e mandou fazer a contenção urgente de uma parte do asfalto que foi levada pelas enxurradas, para que não fosse interrompido o acesso ao parque no carnaval.
O empresário Pedro Paulo Simon, da família proprietária do Hotel Simon, defendeu um ajuste no texto da Lei 9.985. Segundo ele, "trocar a direção ou a propriedade dos hotéis localizados no parque não significa comprometimento com a causa do meio ambiente".

O Globo, Rio, 04/03/2006, p. 12
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.