Ibama apresenta Plano de Manejo de reserva extrativista no Amapá

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 19/05/2009
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/AP) apresentou, hoje (19), o Plano de Manejo Participativo da Reserva Extrativista do Rio Cajari" (PMRERC), localizada no sul do Amapá. O objetivo da ação foi regulamentar da utilização dos recursos naturais, para que os moradores da região possam usar o espaço, obedecendo ao que determina a Lei ambiental.

O evento contou com a presença de representantes do poder público e organizações da sociedade civil, incluindo comunidades que integram a Reserva Cajari. A elaboração do PMRERC teve início em março de 2009, sob a consultoria de Vag-Lan Gomes Borges.

O Governo Federal criou, há nove anos, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que obriga que todas as reservas do país tenham o plano de manejo. De acordo com o analista ambiental, Francisco Edemburgo, o plano ajudará na regularização fundiária da reserva, que hoje tem problemas de conflito de terras e invasões.

A coleta da castanha do Pará, extração do açaí, palmito e produção da farinha de mandioca são as principais atividades de subsistência da população. O plano prevê que as famílias sejam as responsáveis pela conservação e manutenção das áreas utilizadas, mas falta capacitação para que as trabalhadoras possam expandir a produção, afirmou Francisco Edemburgo.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Cajari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.