Ibama embarga três carvoarias e apreende máquinas no entorno da Chapada dos Veadeiros, em GO

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 13/06/2017
Operação de combate ao desmatamento no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, resultou no embargo de três carvoarias e na apreensão de dois caminhões e um trator. As multas aplicadas totalizam R$ 2,7 milhões. Dos 3,5 mil hectares inspecionados, 1,9 mil apresentaram irregularidades.

"A região é nascente das três mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata). Precisamos ter um cuidado especial com este bioma", disse a presidente do Ibama, Suely Araújo, que participou da operação e emitiu auto de infração pelo desmate ilegal de 700 hectares de Cerrado.

A Operação Atalaia teve como alvo 68 áreas nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Flores de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, São João D'Aliança, Teresina de Goiás e Uruaçu.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, com 2 milhões de km², o equivalente a 22% do território nacional. Diversas espécies da flora apresentam risco de extinção em razão da exploração predatória para produção de carvão e da expansão da fronteira agrícola.

A Operação Atalaia ocorreu na semana anterior à assinatura de decreto da Presidência da República que amplia a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros de 65 mil para 240 mil hectares.



http://www.ibama.gov.br/noticias/422-2017/1111-ibama-embarga-tres-carvoarias-e-apreende-maquinas-no-entorno-da-chapada-dos-veadeiros-em-go
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.