Ibama ES apreende mais de dez mil metros de rede caçoeira no norte do Espírito Santo e realiza a maior apreensão do país

Ibama - www.ibama.gov.br - 17/06/2009
Fiscais do Ibama e agentes da Polícia Militar Ambiental realizaram na nesta manhã a maior apreensão de redes caçoeiras do país em Santa Cruz, região norte do Espírito Santo. Foram 10 mil metros do petrecho proibido. A multa ainda está sendo calculada pelos fiscais que se encontram no local.
A Operação Impacto Profundo II, contra a pesca predatória, faz parte do Plano Emergencial de Fiscalização da Pesca da Lagosta, que vem sendo executado pelo Ibama em âmbito nacional para inibir a pesca ilegal do crustáceo.

A pesca predatória, contudo, vem reduzindo os estoques pesqueiros ano a ano. O uso de técnicas e petrechos proibidos e de embarcações não permissionadas constituem crime ambiental.
Camarão

Na tarde desta terça feira, a equipe do Ibama apreendeu 1,2 toneladas de camarão em quatro embarcações que estavam na região de Regência. A multa foi de R$ 62 mil. A denúncia veio através do centro do Tamar localizado na Unidade de Conservação de Comboios.

Segundo o coordenador da Operação Impacto Profundo II, José Ronaldo Pinheiro Costa, as redes não estavam no padrão permitido pelo Ibama e causavam grande mortandade de tartarugas marinhas. As embarcações estavam pescando em uma área de desova desses animais.

A apreensão foi a maior ocorrida no Espírito Santo. Esta é a terceira grande apreensão do crustáceo no ano. A primeira foi de meia tonelada em um Supermercado de Vitória e a segunda de 900 quilos em uma peixaria também localizada na capital do Estado.

Mais ações de fiscalização do Ibama e da PM Ambiental vão acontecer em todo o litoral capixaba até o final deste ano. Os autuados nestas ações tiveram suas embarcações apreendidas e possuem 20 dias para apresentar suas respectivas defesas junto ao Instituto.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.