Ibama pressiona para ampliação do Parque Grande Sertão Veredas

OESP, Geral, p. A16 - 14/02/2004
Ibama pressiona para ampliação do Parque Grande Sertão Veredas
De acordo com coordenador, município de Cocos, na Bahia, está sendo prejudicado

Representantes do Ibama e ambientalistas estão cobrando do governo federal a assinatura de um decreto que defina a ampliação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa de Minas e Bahia. De acordo com Reuber Brandão, analista ambiental da Coordenação de Criação de Unidades do Ibama, a demora prejudica área de Cocos (BA), determinada pelo instituto para a ampliação do parque - cuja extensão passaria de 84 mil para 230 mil hectares.
O Ibama e ambientalistas esperavam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciasse a ampliação do parque na Conferência Nacional de Meio Ambiente, em novembro, mas o governo da Bahia enviou carta à Casa Civil pedindo análise mais detalhada sobre o impacto econômico na região.
Para o secretário da Agricultura da Bahia, Pedro Barbosa, a região de Cocos já se consolida como "a nova fronteira agrícola do cerrado baiano". Ele afirmou, em nota, que a "expansão para quase 150 mil hectares, exclusivamente no lado baiano, impossibilita o desenvolvimento do Estado".
Brandão participou há duas semanas de uma operação de fiscalização do Ibama na região. Segundo ele, foram constatadas várias irregularidades na Fazenda Fabiana, de propriedade de Wladimir Ressell, que estaria tentando "criar fatos para impedir a ampliação". O analista ambiental diz que o fazendeiro, sem licença prévia, está abrindo estradas em áreas de veredas e desmatando o cerrado. Ele já foi multado duas vezes. (Eduardo Kattah)

OESP, 14/02/2004, Geral, p. A16
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Grande Sertão Veredas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.