Ibama realiza derrubada de mais um imóvel irregular dentro da Rebio Tinguá

Ibama - 31/01/2007
Em desdobramento ao plano de proteção ambiental da Reserva Biológica do Tinguá, o Ibama vai demolir amanhã (01/02), um imóvel localizado na Estrada do Garrão, Xerém, Duque de Caxias/RJ. Essa é a terceira derrubada de imóveis construídos irregularmente dentro da área da unidade de conservação federal. A previsão é que só neste ano ocorra entre quatro e cinco demolições que estão sendo feitas por determinação da Justiça Federal com apoio da Polícia Federal de Nova Iguaçu e da iniciativa privada.

Em 2006 foram demolidos dois imóveis em Rio Douro - Nova Iguaçu/RJ e um na Estrada do Garrão, Xerém, Duque de Caxias/RJ. Dentre as unidades de conservação de uso indireto, as Reservas Biológicas são as mais restritivas com relação ao desenvolvimento de atividades que venham a modificar, mesmo que no mínimo, os ecossistemas ali protegidos. Nesse sentido a legislação pertinente às Reservas Biológicas (Rebios) não permite interferências diretas do homem, como forma de garantir o processo natural do ambiente preservado.

Reserva Biológica do Tinguá - criada pelo Decreto n.o 97.780, de 23 de maio de 1989, abrange uma extensão de 26.260,58 hectares e 119.655,28 metros de perímetro, dentro dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira. Em março de 1991 foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera e teve o seu plano de manejo aprovado em 19 de setembro de 2006, Portaria n.o 68/2006 – Ibama publicada Diário Oficial da União de 20 de setembro de 2006, com vigência de cinco anos a contar da data de aprovação e publicação.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.