Ibama recua da proibição de pesca em ilhas

O Globo, Rio, p. 24 - 04/05/2007
Ibama recua da proibição de pesca em ilhas

Jacqueline Costa

Após uma audiência pública realizada anteontem no auditório da Universidade Candido Mendes, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, o Ibama recuou, pelo menos por enquanto, da decisão de criar o Monumento Natural das Cagarras. A nova unidade proibiria a pesca no arquipélago das Cagarras e nas ilhas Redonda e Filhote, com seus entornos marinhos, e no arquipélago das Tijucas e na Ilha do Meio. Segundo o coordenador técnico da proposta do Ibama, Breno Herrera, serão analisadas propostas alternativas de unidades de conservação para a área, como a sugerida pela ONG Vivamar, em parceria com a colônia de pesca Z-13, que prevê o uso sustentável do conjunto de ilhas:
- O objetivo de receber propostas e discuti-las foi atingido.

Os argumentos apresentados pelos representantes da pesca artesanal foram convincentes. É uma atividade de subsistência para muitas pessoas.

Depois de analisar as propostas, o Ibama vai realizar, em dois meses, uma nova audiência pública, na qual apresentará outra proposta de criação de unidade de conservação, mais flexível que a atual.

Segundo a Vivamar, também aderiram à proposta da ONG clubes náuticos do Rio, a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), a Confederação Brasileira de Pesca em Apnéia e a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, assim como a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN), entre outras instituições.


Para ONG, recuo é uma vitória

Na opinião do diretor executivo da ONG Vivamar, Roberto Negraes, o resultado da audiência já pode ser considerado uma vitória para quem utiliza a pesca como forma de subsistência:
- O Ibama entendeu que é necessário preservar, mas sem excluir atividades sustentáveis. E os pescadores têm o maior interesse em preservar o meio ambiente.
A proposta apresentada anteontem pela ONG sugere uma unidade de conservação que permita a pesca amadora e artesanal (sem o uso de redes, compressores ou armadilhas) em toda a volta do arquipélago das Ilhas Cagarras até 500 metros de distância, proibindo o uso de redes de arrasto, parelhas e outras atividades de pesca danosas ao meio ambiente.
De acordo com o documento entregue ao Ibama, somente a área central interna das Cagarras ficaria proibida para qualquer atividade, à exceção de fundeio e mergulho contemplativo.

O Globo, 04/05/2007, Rio, p. 24
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.