ICMBio combate pesca ilegal em Estação Ecológica de SP

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/06/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combateu a pesca ilegal na Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada no Arquipélago de Alcatrazes, em São Paulo. O objetivo da ação, batizada de Operação Copa, é manter a proteção ambiental no local durante o Mundial de 2014.

Para isso, agentes federais do ICMBio, em parceria com militares da Capitania dos Portos de São Sebastião, município próximo à Esec, reforçaram a fiscalização e flagraram durante o mês de junho quatro pessoas realizando pesca submarina dentro da UC.

De acordo com a diretora-substituta de Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio), Lilian Hangae, essas atividades são proibidas na região. "O acesso só é permitido para fins educacionais, como passeios escolares e pesquisas científicas, principalmente", explicou.

Além disso, a visitação pública na região é proibida, por lei, por se tratar de uma Estação Ecológica. As pessoas que forem flagradas pescando ou descumprindo as normas legais terão os equipamentos e embarcações apreendidos, receberão multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil e poderão responder por crime ambiental.

Os quatro infratores foram multados e tiveram os equipamentos de pesca, bem como a lancha usada para execução da atividade ilícita, apreendidos.

Estação Ecológica Tupinambás

A Estação Ecológica Tupinambás é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. Parte de sua área está no município de São Sebastião, dentro do Arquipélago dos Alcatrazes, a apenas 45 km do Porto de São Sebastião. O outro fragmento está localizado no Município de Ubatuba e é formado pela ilhas de Cabras, Palmas e Laje do Forno, nas imediações da Ilha Anchieta.

Os pesquisadores que quiserem entrar na Esec para fins educacionais podem solicitar ao ICMBio as autorizações por meio do SISBIO (http://www.ibama.gov.br/sisbio/).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4887-icmbio-combate-pesca-ilegal-em-estacao-ecologica-de-sp.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.