ICMBio E IFPB criam cartilha para visitação da FLONA de Cabedelo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 24/01/2013
A parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), firmada por meio de um termo de reciprocidade assinado no final do ano passado gera seu primeiro fruto. Trata-se do projeto de confecção e lançamento da cartilha educativa "Os Florestas", que servirá de suporte para visitações guiadas de crianças em idade escolar à Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba.

A publicação irá integrar o Projeto Extremo Oriental das Américas, desenvolvido pelo Prof. Dr. Orione Álvares, pela analista ambiental da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, Profa. Dra. Tânia Maria de Andrade e coordenadora de Pesquisa e Extensão do IFPB - Campus João Pessoa e as estudantes Roméria Santana e Viviane Sousa, do curso de Gestão Ambiental da instituição.

Segundo Tânia, o programa contempla iniciativas empreendidas nas unidades de conservação da Paraíba com as seguintes linhas temáticas: práticas sustentáveis, resiliência socioecológica, responsabilidade social e percepção e educação ambiental - que prevê o novo programa de visitação da Flona, idealizado para satisfazer a demanda pela recepção de turmas escolares para passeios guiados.

"Os Florestas"

A cartilha "Os Florestas" está sendo produzida em conjunto pela Divisão de Comunicação do ICMBio no Nordeste e o grupo de pesquisadores e estudantes liderado pela Profa. Dra. Tânia Maria. A última reunião sobre o projeto, realizada na quarta-feira (23), na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, também contou com a presença do coordenador-substituto da Coordenação Regional 6 (CR6) do ICMBio, Alexis Oliveira.

Estima-se que a cartilha e o programa de visitas da FLONA sejam lançados ainda no primeiro semestre deste ano. "Esta será uma experiência muito boa e poderá servir como diretriz para projetos semelhantes a serem desenvolvidos pela mesma parceria entre IFPB e ICMBio na Paraíba", destaca Tânia.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3643-icmbio-e-ifpb-criam-cartilha-para-visitacao-na-flona-de-cabedelo.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.