ICMBio inaugura Base da APA Costa dos Corais e do Programa Peixe-boi em Alagoas

SOS Mata Atlântica - http://www.sosma.org.br/ - 28/04/2015
Em 29 de abril, o ICMBio inaugura uma nova base no município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. Localizada bem na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação (UC) marinha federal do Brasil, a base terá como principais finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo de promoção da participação social na gestão da APA.

O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A criação de uma base para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras já era considerada pelo Centro Mamíferos Aquáticos (CMA), centro de pesquisa e conservação do ICMBio, como uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade. Sua construção foi prevista no Plano de Manejo e é vista como fundamental para a implementação de seu zoneamento.

Foi preciso, então, arregaçar as mangas, tecer diálogos e celebrar parcerias público-privadas para transformar os planos em realidade. O terreno de 1 hectare, às margens do Rio Tatuamunha, foi ofertado e doado pela Pousada Borapirá e pelo Grupo Beijupirá; o projeto arquitetônico foi doado pelos arquitetos Andréia Fonseca e Roberto Farias e a obra foi viabilizada pela APA Costa dos Corais com recursos de compensação ambiental.

A base será administrada pela equipe da APA Costa dos Corais e também será um importante foco de execução de ações do Programa Peixe-boi, que este ano passa a ser coordenado pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), centro regional de pesquisa do ICMBio. Além dos dois prédios inaugurados e o recinto de aclimatação de peixes-bois no rio Tatuamunha, um ao lado do outro, o projeto prevê a construção de um centro de exposições e educação ambiental e um galpão de serviço para o manejo alimentar dos peixes-bois em readaptação. Fase que vem sendo pleiteada junto ao Governo do Estado de Alagoas.

Atualmente, a APA Costa dos Corais conta com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. O patrocínio de 10 milhões de reais para 10 anos prevê investimentos anuais de 500 mil reais em ações de conservação da unidade e a aplicação de mais 500 mil ao ano em um fundo de perpetuidade, cujos rendimentos garantirão a continuidade das ações no futuro.



http://www.sosma.org.br/blog/icmbio-inaugura-base-da-apa-costa-dos-corais-e-programa-peixe-boi-em-alagoas/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.