ICMBio promove curso de capacitação em produção de mudas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/03/2012
No período de 19 a 23 de março, foi realizado na comunidade Monte Dourado, no município de Itaituba (PA), o curso de capacitação em produção de mudas, construção de viveiros e sistemas agroflorestais, visando atender as demandas de capacitação priorizadas pelos comunitários do entorno das Florestas Nacionais (Flonas) de Itaituba I e do Trairão, no Pará.

O curso foi realizado através do Grupo de Trabalho (GT) dos conselhos consultivos das Flonas de Itaituba I e do Trairão. O GT é formado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Cooperativa Mista Agroextrativista do Caracol, organizações que fazem parte dos conselhos consultivos das Flonas de Itaituba I e do Trairão.

Na ocasião foram capacitados cerca de 30 agricultores e implantado um viveiro comunitário com capacidade para 21 mil mudas. Durante o curso foram semeadas cerca de 2 mil sementes de açaí, castanha e andiroba. As mudas serão utilizadas no próximo ciclo agrícola para recuperar as áreas dos lotes e também para a instalação de Sistemas Agroflorestais nas propriedades localizadas na área de influência da Flona do Trairão.

Segundo Maria Jociléia Soares da Silva, analista ambiental do ICMBio, a ação é resultado de uma articulação das instituições que fazem parte dos conselhos consultivos, juntamente com instituições locais que atuam diretamente com os agricultores da região. "A ação reforça a importância dos conselhos das unidades de conservação, localizadas no Distrito Florestal Sustentável da BR163, como um elo entre a população local e instituições governamentais e não governamentais", afirmou.

A ação contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ) e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira de Itaituba/PA (CEPLAC).

Para viabilizar a atividade foram captados recursos junto á Coordenação Geral de Populações Tradicionais do ICMBio, Projeto BR163 via IPAM e SFB.

Como continuidade da ação, ficou decidido que haverá um segundo momento para realizar a cobertura do viveiro com sombrite, a instalação da tubulação que irá irrigar as mudas e entrega de mais 16 mil sacolas de polietileno. Este apoio será viabilizado pelo IPAM através do componente II do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2707-icmbio-promove-curso-de-capacitacao-em-producao-de-mudas.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaituba I
  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.