Ilha Grande: casas embargadas

OESP, Cidades, p. C5 - 11/05/2005
Ilha Grande: casas embargadas
Imóveis estão dentro do Parque da Ilha Grande, no Rio

Clarissa Thomé

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) embargou a construção de duas casas e a reforma de outros dois imóveis dentro do Parque Estadual da Ilha Grande, no litoral sul do Rio. O empreendimento, de 1.500 metros quadrados, estava sendo erguido sobre um sítio arqueológico, numa região de desova do jacaré-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção no Estado. A empresa paulista Iraty Imóveis e Representações pode ser multada em até R$ 50 mil.
As casas ficam num dos mais belos recantos da ilha, a 200 metros da praia de Lopes Mendes, sobre um sítio arqueológico descoberto recentemente por pesquisadores. Em março, ilhéus denunciaram a construção irregular. Fiscais do IEF encontraram duas casas de 200 metros quadrados já reformadas e outras duas em obras.
Os imóveis têm quatro suítes, sala, cozinha e dois banheiros sociais. Também havia quatro caixas d'água de 5 mil litros e material de construção, apreendidos
pelos agentes ambientais. A Iraty foi autuada e a obra, embargada. Mas as atividades continuaram. Na segunda-feira, fiscais do IEF voltaram e encontraram 19 operários trabalhando e usando um córrego para abastecer o canteiro.
"A empresa alega que Lopes Mendes não faz parte do parque, o que para nós não é verdade", disse o diretor do IEF, Maurício Lobo. Segundo ele, há dois anos, a Iraty já teve um imóvel demolido na ilha. Desta vez, a questão será encaminhada ao Ministério Público Estadual, que deve ingressar com ação para a derrubada das casas. O Estado não localizou a empresa ontem.
O Parque Estadual da Ilha Grande tem um dos mais valiosos remanescentes de mata atlântica do Estado do Rio. Abrange 5.594 hectares e 32 microbacias hidrográficas da ilha.

OESP, 11/05/2005, Cidades, p. C5
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.