Índios se recusam a desocupar Parque Nacional do Descobrimento

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/06/2014
A Polícia Federal da cidade de Porto Seguro tentou, sem sucesso, nesta quinta-feira (5), fazer a reintegração de posse do Parque Nacional do Descobrimento (PND), que fica no município de Prado, localizado no sul baiano. O local foi invadido por índios Pataxós, em fevereiro deste ano, e segue ocupado desde então.

De acordo com a PND, a invasão foi realizada por um pequeno grupo de uma família indígena que agiu isoladamente, sem o apoio da FUNAI, nem dos demais Pataxós da região.

De acordo com Eriosvaldo Renovato Dias, chefe da delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, a operação teve o objetivo de fazer reintegração de forma negociada. O delegado acrescenta ainda que a PF não tem intenção de fazer uso de força para cumprir o mandado de reintegração de posse. "Vamos continuar as conversações, objetivando atender a decisão judicial, mas não vamos dispor do uso de força", afirma.

O PND é um dos locais que fazem parte de um corredor ecológico das reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento.



http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/06/indios-se-recusam-desocupar-parque-nacional-do-descobrimento.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.