Mais de 300 mil ovos de tartaruga começam a se abrir em reserva do AM

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com.br - 01/11/2008
Durante quatro meses, técnicos da Reserva Biológica Abufari, no centro-oeste do Amazonas, esperaram por este momento. Em uma praia nas margens do Rio Purus, os primeiros filhotes de três espécies de tartarugas começam a sair dos ovos. Neste ano, a expectativa dos integrantes do projeto Pró-Quelônios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é quebrar o recorde do ano anterior, e registrar o nascimento de mais de 332 mil filhotes do animal - contados um a um.

O nascimento das tartarugas é acompanhado desde quando as grandes tartarugas descem dos pequenos igapós, em julho, para colocar seus ovos na praia da reserva biológica. Esse é o momento em que mais correm o risco de serem capturadas por traficantes de animais, que as capturam com redes e vendem nas grandes cidades da região.

Em 2008, a equipe do Pró-Quelônios resgatou e devolveu à natureza 615 tartarugas. Também foram apreendidas 65 redes instaladas nos afluentes do Purus. Apelidadas de "capa-saco", elas também capturam filhotes de peixe-boi e de golfinhos. Para encontrá-las, os técnicos da reserva saem de barco puxando um gancho submerso na água. Quando há alguma rede, ele enrosca.

"Os traficantes trazem as tartarugas para Manaus, que é onde o mercado paga mais. A tartaruga-da-Amazônia chega a pesar 65 quilos, e é vendida por 600, 700 reais", revela o chefe da reserva biológica, Fernando Weber. Segundo ele, esse alto valor faz com que seja economicamente interessante para os caçadores de tartarugas percorrer os 850 quilômetros e os quatro dias de barco que separam a reserva da cidade de Manaus.

Proteção 24h

Depois que as tartarugas desovam na praia, os ovos são vigiados continuamente. "Ficamos em frente à praia o tempo todo, tomando conta. Cercamos os ninhos com uma tela, para não entrarem predadores naturais", explica Weber.

A previsão do chefe da reserva é que a maior parte dos ovos comece a eclodir na próxima sexta-feira (7). Depois que as pequenas tartarugas saem dos ovos, elas são transportadas para rios seguros, longe dos jacarés e bagres que costumam espreitá-las na saída dos ninhos.

O trabalho dos técnicos do Pró-Quelônios vai até janeiro, quando todas as tartarugas já tiverem saído dos ovos. A estimativa de 320 mil filhotes é apenas para uma praia da reserva de Abufari. Segundo Fernando Weber, também há muitas outras praias na região onde as tartarugas fazem ninhos, mas o local escolhido para proteger os filhotes é um dos mais ricos em ovos.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.