Mais duas Unidades de Conservação instalam Conselhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 15/12/2011
Mais duas unidades de conservação (UC) geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) passam a ter conselho consultivo. São os parques nacionais do Monte Pascoal (BA) e o do Araguaia (TO). Os conselhos são um canal de participação da sociedade na gestão das UCs.

Formados por representante de órgãos governamentais (federal, estadual e municipal) e sociedade civil, os conselhos consultivos visam a contribuir com ações voltadas ao efetivo cumprimento dos objetivos de criação da unidade e implementação do Plano de Manejo.

Sua formação passa geralmente por três fases: a identificação dos atores governamentais e da sociedade civil que estejam de alguma forma relacionados com a UC, a sensibilização e mobilização destes atores e a sua formação propriamente dita.

Entre as competências do conselho estão a elaboração do regimento interno; acompanhamento, implementação e revisão do Plano de Manejo da unidade, garantindo seu caráter participativo; busca da integração da UC com as demais áreas protegidas e com o seu entorno, entre outras.

O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2429-mais-duas-unidades-de-conservacao-instalam-conselhos
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araguaia
  • UC Monte Pascoal (Parque Nacional e Histórico)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.