Moda e biodiversidade se unem para apoiar RDS no Amazonas

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/ - 23/02/2011
A riqueza da biodiversidade associada ao conceito da moda sustentável são destaques no livro "Sustentabilidade, Moda e Cultura", na versão português/inglês, que será lançado nesta quinta-feira (24), em Manaus, na Saraiva MegaStore, Manauara Shopping, das 19h às 21h30.

A obra, elaborada por uma equipe da IODICE, é fruto do Projeto AMA, parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e a grife, desde abril de 2010, com o objetivo de angariar fundos para Unidades de Conservação do Estado do Amazonas.

Toda a renda será revertida para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Resex) de Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (a 1.150 km da capital). A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz; a Secretária de Estado do Meio ambiente, Nádia Ferreira; e o estilista Alexandre Iodice estarão recebendo os convidados na ocasião.

O Projeto AMA teve inicio em abril de 2010, sendo elaborado e executado pelo Governo do Amazonas por meio da SDS, em parceria com a grife IODICE.

Tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável dos recursos naturais nas Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, por meio de editorias de moda em mídia impressa e digital, desfiles no Brasil e exterior, catálogos e materiais de ponto-de-venda, vitrines de lojas que remonte potencialidades, atrativos e valores de conservação da natureza no Amazonas, em especial das Unidades de Conservação do Estado, e agora, o lançamento do livro.

"São 41 páginas ilustradas que evidenciam o que o Estado do Amazonas oferece, além da inspiração por conta da riqueza da biodiversidade, produtos provenientes de material abundante na região. O livro já é um dos resultados do Projeto AMA, que mostra que a sustentabilidade está em todos os setores, inclusive na moda", destaca Nádia Ferreira, titular da SDS.

O trabalho desenvolvido através do Projeto AMA tem como foco mapear questões de biodiversidade relevante em cada realidade local, estruturar a ação em torno dos diferentes segmentos diretos e indiretamente envolvidos, dividindo a cadeia produtiva das matérias-primas em pólos de produção e estoque, estabelecendo um processo organizacional em cada município do Estado.

"Criar o Projeto AMA foi uma das coisas mais importante da minha vida, espero que este seja o primeiro passo de um grande futuro e que a continuidade deste projeto continue promovendo e divulgando o desenvolvimento sustentável das Unidades de Conservação do Estado do Amazonas que são fundamentais para nossas vidas", declara Alexandre Iódice.

O livro estará à venda na ocasião do lançamento na Saraiva MegaStore, ao preço de R$ 80,00. Toda a renda será revertida para a Resex Rio Gregório, que já tem uma conta corrente aberta pela IODICE na ocasião da adoção da Reserva.

Reserva

A Reserva Extrativista Rio Gregório está localizada nos municípios de Eirunepé e Ipixuna, tendo toda sua extensão cortada pelo rio Gregório, daí a origem de seu nome. Faz fronteira com as terras indígenas Kulina, Kanamari e Kaxinawa, do Médio Juruá (AMAZONAS, 2007).

Criada em 2007, a Resex do Rio Gregório detem uma área 477.042,30 hectares, onde estão instaladas 36 comunidades, com 118 famílias e 670 moradores. A Resex está com seu Plano de Gestão concluído.


http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_432556864.html
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.