Monitoramento de quelônio na RDS de Uacari

Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 30/06/2010
Monitores da biodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari e da Reserva Extrativista (RESEX) do Médio Juruá receberam no período de 1 a 15 de junho, capacitação de monitoramento de quelônios. A ação capacitou 36 monitores, que foi realizada em 17 comunidades da RDS de Uacari, localizada no município de Carauari.

Na ocasião os monitores receberam treinamento para acompanhar a reprodução de quelônios das espécies tartaruga e tracajá em12 tabuleiros (local de desova dos quelônios), e para verificarem as condições das covas e o nascimento dos filhotes. Em setembro deste ano, os técnicos do CEUC, voltam a campo para verificar a desova dos bichos de casco, que começa no início de julho. Os monitores irão verificar o número de covas e tamanho dos bichos, fase chamada de postura, como também após dois meses, irão registrar o crescimento dos filhotes.

O monitoramento realizado no ano de 2009 foi registrado 100 mil filhotes de tartaruga e 17 mil de tracajás.

ProBUC

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC), coordenado pelo CEUC/SDS é um sistema pioneiro de monitoramento de UC na Amazônia. Tem como princípios, ser contínuo, focado nas ameaças às UC e participativo, contando com a participação efetiva dos moradores e usuários das Unidades de Conservação na sua formulação, execução e avaliação periódica.

O processo participativo e as capacitações têm permitido maior sensibilização sobre temas ambientais, integração entre comunitários, e crescente troca de conhecimento técnico-centífico com o conhecimento tradicional, formando agentes multiplicadores dessas informações.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/39-newsuc/272-monitoramento-de-quelonio-na-rds-de-uacari.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Médio Juruá
  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.