Monitoramento participativo do Amazonas é destaque em Congresso na Bolívia

Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 11/05/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) participa por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) do IX Congresso Internacional sobre Manejo da Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina (CIMFAUNA), que acontece desde ontem (10) e vai até sábado, dia 15. O evento está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções da cidade de Santa Cruz, na Bolívia. Os técnicos do CEUC terão participação efetiva com a apresentação de três trabalhos referentes às atividades do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC), além do simpósio para a troca de experiências acerca de monitoramento participativo.

Na programação, está incluída a apresentação oral dos trabalhos técnicos, abordando temas como "A gestão participativa do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari"; "Monitoramento participativo de Crocodilianos na RDS de Uacari, Médio Juruá" e "Monitoramento participativo de quelônios no médio Juruá".

Para o coordenador do CEUC, Domingos Macedo, a participação do órgão é importante para a troca de boas experiências no que diz respeito a monitoramento participativo em Unidades de Conservação (UC). "Nossa finalidade é difundir essa metodologia e as boas práticas desta modalidade de gestão nas Unidades de Conservação estaduais", declara Macedo.

Os técnicos realizam ainda, o simpósio com o tema "Monitoramento participativo: a busca do empoderamento das comunidades como ferramenta de conservação" em parceria com o Programa de Monitoramento de Fauna da Comissão Pró-Índio do Estado do Acre (CPI-AC), que ocorrerá simultaneamente com as apresentações orais dos trabalhos.

A realização do simpósio tem como finalidade a troca de experiência e informação entre os participantes acerca do monitoramento e gestão participativa em áreas protegidas. Um dos destaques, será a participação de dois comunitários da RDS de Uacari, Unidade de Conservação gerida pelo CEUC, relatando suas experiências como monitores de biodiversidade do ProBUC.

O evento conta com a participação de autoridades ambientais e cientistas de toda América Latina, além de estudantes e líderes de comunidades tradicionais e indígenas. O objetivo é promover uma discussão sobre os avanços nos temas de gestão e monitoramento da fauna silvestre, a subsistência e segurança alimentar, qualidade ambiental e produção comercial da vida silvestre.

ProBUC

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC), coordenado pelo CEUC/SDS é um sistema pioneiro de monitoramento de UC na Amazônia. Tem como princípios, ser contínuo, focado nas ameaças às Unidades de Conservação, contando com a participação efetiva dos moradores e usuários das Unidades de Conservação na sua formulação, execução e avaliação periódica.

O processo participativo e as capacitações têm permitido maior sensibilização sobre temas ambientais, integração entre comunitários, e crescente troca de conhecimento técnico-centífico com o conhecimento tradicional, formando agentes multiplicadores dessas informações.

Como resultado, o programa já capacitou 54 comunitários na RDS de Uacari e três no Parque Estadual Rio Negro, setor sul, como monitores da biodiversidade, que realizam um trabalho participativo junto à comunidade. Em março deste ano, 34 comunitários da RDS de Uatumã foram capacitados e deram início às atividades neste mês de maio.


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/39-newsuc/241-monitoramento-participativo-do-amazonas-e-destaque-em-congresso-na-bolivia.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.