Muito glamour, pouco trabalho

O Povo - http://www.opovo.com.br - 04/04/2011
Em outubro do ano passado, três regiões montanhosas do Ceará ingressaram na Associação das Montanhas Famosas do Mundo (WFMA, na sigla em inglês). O objetivo da instituição, criada em 2009, é compartilhar experiências de desenvolvimento sustentável e promoção do turismo nesses ambientes.

Nos espaços cearenses, porém, nada ainda foi feito. Em 2010, os monólitos de Quixadá, no Sertão Central; o Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba; e a região de Guaramiranga, no Maciço de Baturité; se juntaram ao Geopark Araripe, no Cariri, que já fazia parte da entidade. O POVO apurou que nenhuma ação foi executada.

"O que tem acontecido são reuniões que visam colocar essa ideia de que cada município possa tentar planejar o desenvolvimento turístico de forma sustentável, na mente dos gestores", diz o assessor técnico da Secretaria das Cidades, Marcelo Carvalho.

A chefe de gabinete da Prefeitura de Quixadá, Sandra Venâncio, reforça que os municípios que ingressaram na associação, no ano passado, ainda estão em fase de elaboração de projetos. "Nos reunimos, em Ipu, no final do ano passado e fizemos uma chuva de ideias, elencando várias coisas que podemos fazer".

No município, pretende-se, primeiramente, desenvolver um inventário sobre a situação ambiental dos monólitos. Atualmente, correspondências da Prefeitura e banners em eventos dos quais Quixadá participa levam imagem das montanhas. Tudo, por enquanto, custeado pela Prefeitura. "Começamos agora a pensar projetos para captar recursos, provavelmente, junto à Secretaria (das Cidades)", afirma.

Projetos até maio
Segundo a secretária geral para América do Sul da WFMA, Mônica Amorim, não há demora na execução das ações. "É normal se considerar que houve mudança (de gestão governamental). Estamos em outro governo, são outras equipes", comenta.

Mônica destaca que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco do Nordeste (BNB) já sinalizaram interesse em destinar apoio e recursos para as ações que podem ser desenvolvidas nas montanhas, como criação de trilhas, colocação de latas de lixo e outros elementos de organização e proteção. "Vamos preparar os projetos deixando clara a intenção, os objetivos, as metas, quais custos".

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A Associação das Montanhas Famosas do Mundo foi criada em outubro de 2009, na China, com o objetivo de promover a parceria e a articulação de ações entre as regiões montanhosas participantes.

SAIBA MAIS

Montanhas pelo mundo

Além das formações cearenses, fazem parte da Associação das Montanhas Famosas do Mundo os seguintes pontos: montes Lushan e Tai (China); Monte Hood (Estados Unidos); Geopark Bergstasse Odenwald (Alemanha);

Nature Park Eisenwurzen (Áustria); Monte Gambier (Austrália); Chocolate Hills (Filipinas); Table Mountain (África do Sul); Kilimanjaro (Tanzânia); Association Montana, montanhas Gaina e Covasna (Romênia).




http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/04/04/noticiacearajornal,2121316/muito-glamour-pouco-trabalho.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ubajara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.