Mutirão de limpeza recolhe mais de 30 sacos de lixo na Esec de Carijós

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/04/2009
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICBio) tem atuado em parceria com a ONG Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza em ações de coleta de lixo dentro da Estação Ecológica de Carijós, em Florianópolis-SC. Somente no mês passado o mutirão de limpeza, chamado de "clean up", recolheu mais de 30 sacos com lixo coletado dentro da unidade de conservação.

As ações tem a participação de alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é orientar moradores do entorno, turistas e pescadores a não deixar lixo na áreas de terra e mar da Esec. "Essa parceria é importante para preservar a unidade", diz Apoena, chefe da Esec de Carijós.

De acordo com a coordenadora-geral do Instituto Carijós, Deisiane Delfino, foram recolhidos lixos de barco no interior da unidade e na praia no Pontal da Daniela. Além desse projeto, o Instituto Carijós desenvolve dois outros na reserva.

O primeiro atende semanalmente crianças, jovens, adultos, estudantes e pesquisadores na Esec. As pessoas conhecem a unidade, sua importância e os principais problemas. "Há um passeio pela praia no Pontal da Daniela, onde todos conhecem o ecossistema de manguezal que a Esec abriga. Na volta, é feita a coleta de lixo na praia", conta Deisiane.

O segundo projeto é chamado de "Olho Mágico" e desenvolve atividades de educação ambiental com crianças em escolas do entorno da Esec. Semanalmente, elas visitam a Esec e debatem temas relacionados com a conservação da unidade e a qualidade de vida das pessoas.

A coordenadora do Instituto Carijós diz é comum se ver na região da reserva peixes e outros animais mortos por terem ingerido algum tipo de lixo. "Temos presenciado em algumas praias o acúmulo de lixo trazido pelo mar, deixados por turistas ou até mesmo por pescadores. Essa ação veio para reforçar a importância de se trabalhar a sensibilização da população para questões ambientais, como o problema do lixo e o quanto ele pode trazer de prejuízo para a vida marinha, para o homem e para a Esec Carijós", conclui Deisiane.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.