No AP, incêndio força governo enviar 600 pessoas para reserva ambiental

G1 - http://g1.globo.com/ - 08/11/2014
O Instituto Chico Mendes (ICMBio) identificou um incêndio na reserva ambiental Lago Piratuba, no município de Amapá, a 302 quilômetros de Macapá. O fogo teria começado na terça-feira (4). As chamas forçaram o Governo Federal a enviar 600 pessoas para auxiliar no controle na região. Serão deslocados agentes ambientais do ICMBio e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Eles terão a missão de fazer o fogo não se espalhar na área, que viveu recentes casos de incêndios. Ainda não existe uma data definida para o início da operação por causa do acesso ser possível somente de avião. As equipes aguardam a chegada de uma aeronave do Ibama para o transporte.

De acordo com a chefe da reserva Lago Piratuba, Patrícia Pinha, houve a necessidade de empenhar o quantitativo por causa da característica do incêndio na região. O fogo é iniciado pelo subterrâneo através das turfas, materiais orgânicos inflamáveis existente na terra. O combate acontece com água e abertura de trincheiras de mais de um metro de profundidade ao redor do fogo a fim de impedir o aumento da área consumida das chamas.

"Usamos outras estratégias em um incêndio comum, que chamados de combate indireto, fazendo o fogo ficar restrito a um determinado perímetro", comentou Patrícia Pinha.

Esse não é o primeiro incêndio no Lago Piratuba, segundo o ICMBio. O último foi considerado de grande proporção e aconteceu em 2012, quando uma área de quase 26 mil hectares foi destruída pelo fogo. Foram necessários dois meses para controlar as chamas. A região fica ao Leste do Amapá e tem 392 mil hectares de extensão.

Para a analista ambiental do ICMBio, o histórico de incêndio na região é resultado do grande acúmulo de turfas com o assoreamento de regiões alagadas em decorrência da criação bubalina.

"Ainda não consideramos o atual incêndio de grande proporção. Mas os recentes focos de chamas ocorrem porque os campos alagados estão secando pela criação de búfalos, expondo as turfas, deixando-a sem proteção de água. Então qualquer foco mínimo pode resultar em chamas muito maiores", explicou a chefe da reserva ambiental.



http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/11/no-ap-incendio-forca-governo-enviar-600-pessoas-para-reserva-ambiental.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.