O aniversário do atraso

OESP, Vida, p. A22 - 16/06/2005
O aniversário do atraso

Marcos Sá Corrêa

O País comemorou esta semana o aniversário de um grande atraso. Aliás, nem precisou comemorar. Terça-feira, o Parque Nacional do Itatiaia fez 68 anos. Mas os brasileiros estavam tão ocupados com o deputado Roberto Jefferson na Câmara que a data teria passado em branco, se uma ONG recém-nascida no Vale do Paraíba não aproveitasse para dizer que está pronta para tomar conta da reserva.
Ela se chama SOS Itatiaia.
Em seus quadros não se vê um único ambientalista. Só há políticos, que não deixam de ser uma amostra da biodiversidade local. O lançamento da ONG, bem ali, em seu próprio território, melindrou os funcionários do Ibama e houve bate-boca na solenidade. Mas o chefe do parque estava longe. Ele desistiu dias atrás do cargo que assumiu em 2003, ano em que o governo Lula subiu ao poder sem descer do palanque. Itatiaia estava entregue na ocasião a um funcionário de carreira que costumava ser visto em suas trilhas, gritando ordens e descomposturas pelo transmissor portátil. Em seu tempo, o parque reequipou-se e reflorestou-se. Mas, com Lula na presidência, os partidos governistas acharam que era hora de ocupar também Itatiaia.
Dois anos depois, o saldo dessa conquista é que a frota do parque está desfalcada de picapes 4x4 compradas em 2001. Elas quebraram por falta de manutenção. A cobrança de ingresso na entrada do parque falha em feriados por falta de plantões.
Os moradores pegaram o hábito de entulhar as estradas de terra com cacos de demolição. Em outras palavras, Itatiaia anda meio à matroca.
Ele foi o primeiro parque nacional do Brasil. Mas o Brasil custou muito a fazer parques nacionais, essa invenção americana do século 19. É uma área pública de 30 mil hectares, mas só tem um terço de suas terras, embora esteja no meio dos 48 mil hectares que o governo comprou em 1908 do comendador Henrique Irineu Evangelista de Souza por 137 contos de réis. Vive abandonado como se ficasse nos confins da Amazônia. E no entanto está bem ali, na beira da via Dutra, entre São Paulo e o Rio, as duas maiores cidades brasileiras.

OESP, 16/06/2005 , Vida, p. A22
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.