O espetáculo do crescimento no sertão

Aol Notícias - 15/12/2003
Parou na Casa Civil a ampliação do parque nacional Grande Sertão Veredas, o único espetáculo do crescimento que Lula poderia dar neste ano. Por Marcos Sá Corrêa
O Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem título de obra-prima, mas é grande só no nome. Ele mede exatamente 84 mil hectares. Ele tem 14 anos de idade. Fica encostado na fronteira de Minas Gerais com a Bahia. E para crescer precisa atravessá-la, empurrado por um documento oficial onde o MMA reconhece que seu tamanho atual não basta. Tecnicamente, o parque precisa de 234 mil hectares, demarcados por um processo de ampliação que começou a rolar em 2002, sobreviveu à mudança de governo e, na virada do semestre, virou a primeira proposta de reserva com a assinatura da ministra Marina Silva. Até passar pela ministra, o aumento do parque tinha tudo a seu favor. E engorda afluentes importantes do São Francisco, numa região onde a agricultura comercial, segundo o Ibama, já acabou com diversos rios” nos pontos mais habitados e o solo é tão frágil que até a abertura de caminhos e estradas provoca erosão acentuada em forma de desmoronamentos e voçorocas”. O Parque Nacional Grande Sertão Veredas parecia pronto para ser pelo menos um espetáculo do crescimento que o governo Lula iria garantir para este ano.Que nada. A ministra Marina Silva mandou a papelada para a Casa Civil, como sempre. Lá, o ministro José Dirceu, pastoreando sem parar o rebanho indócil da bancada governista, achou que, entre um parque e um voto no Congresso, o voto é mais importante. Consultado por Dirceu, o governador Paulo Souto disse que a Bahia. não quer ceder seus 130 mil hectares de cerrado para uma unidade federal de conservação, justamente agora que tem projetos agroindustriais para aqueles ermos de solos arenosos. E, aparentemente para mostrar que os baianos estavam falando sério, uma estrada começou a brotar da noite para o dia no chão onde o Ibama queria plantar o parque.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Grande Sertão Veredas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.