ONG Francesa visita RESEX Mapuá

Marajó Online - http://www.marajoonline.com.br - 13/05/2012
A Reserva Extrativista (RESEX) Mapuá, localizada no município de Breves, na Ilha de Marajó (PA), recebeu visita de representantes da ONG Francesa de solidariedade internacional - Association Enfants d'Amazonie AEDA (mais conhecida no Brasil como "Crianças da Amazônia") com objetivo de iniciar projetos para melhoria da qualidade de vida das populações marajoaras.

Os dois representantes da ONG Francesa, Srª Carla Cristina Daher e Sr. José Tadeu Alves Inacio, permaneceram em Breves entre os dias 08 e 11, onde cumpriram uma ampla agenda de reuniões, visitas de reconhecimento da área da sede municipal, além de uma visita de "voadeira" para ver de perto as ações desenvolvidas na RESEX Mapuá.

No primeiro dia da visita eles foram recebidos pela equipe de técnicos da Prefeitura Municipal e se reuniram com diversos profissionais locais, tais como, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Trabalho e Ação Social (SEMTRAS), Secretaria de Saúde (SEMSA), Secretaria de Agricultura (SEAGRI), Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária (VISA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

A ONG francesa de solidariedade internacional - é uma instituição formada por franceses e brasileiros, com sede em Paris, e desde 2010 está articulando ações para melhorar a vida das comunidades isoladas do arquipélago do Marajó.

Segundo a Srª Carla Cristina Daher, Vice-presidente fundadora e Presidente executiva da AEDA, "essa proposta para atender o município de Breves começou através de um primeiro contato que tivemos com a equipe de jornalistas do site Voz do Marajó, Orlando Gonçalves Miranda e Marcos Miranda, que são filhos da RESEX Mapuá. Depois ampliamos o leque de contatos incluindo outras instituições, como é o caso do ICMBIO, a Prefeitura de Breves e a Associação de Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA)."

Assim, como fruto dessas parcerias nesse ano será implantada a Biblioteca Abayami na Casa Familiar Rural (CFR) na RESEX Mapuá. Para isso já foram recolhidos por meio de voluntários no Brasil cerca de 10 toneladas de livros, revistas e apostilas, além de um projetor de slide e um computador. A proposta é iniciar com esses trabalhos e depois queremos executar também outras ações por meio de subvenção do governo francês, como por exemplo: projetos com temas de Educação Sexual, prevenção de doenças bucais e primeiros socorros; além de investir na criação de cooperativas para a geração de renda e implantar uma fabrica de vassouras com garrafas pet recicladas na cidade de Breves", destaca Carla Daher.

O município de Breves receberá os projetos da AEDA até o ano 2014. A partir de 2015 outras cidades da Ilha do Marajó poderão ser contempladas obedecendo aos critérios da AEDA e de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos moradores de outras Reservas.

"Com a ajuda que já estamos recebendo por meio de doações da população francesa, com as doações de livros do povo brasileiro e do apoio de novos parceiros que vão surgir dessa sensibilização acreditamos que muitas outras oportunidades vão nascer para juntos podermos melhorar a vida dos mapuaenses", destaca Carla Daher.

Maiores informações estão disponibilizadas no site da Association Enfants d'Amazonie (AEDA) http://www.criancasdamazonia.org/




http://www.marajoonline.com.br/2012/05/ong-francesa-visita-resex-mapua.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.