Operação surpreende desmatadores ilegais na Floresta Nacional do Iquiri

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 05/09/2008
Sete homens que haviam invadido a Floresta Nacional do Iquiri, no Sul do Estado do Amazonas, foram flagrados em um acampamento clandestino dentro da unidade de conservação. Eles tinham aberto uma clareira e tinham sido contratados para desmatar uma área de 400 hectares, o que não chegou a ocorrer. Eles foram flagrados no último dia 28 de agosto e encaminhados para a unidade mais próxima do Ibama, em Extrema, Rondônia, onde foram multados por causar danos a uma unidade de conservação e liberados.

A operação na Flona de Iquiri foi realizada por técnicos do Instituto Chico Mendes e Ibama com apoio logístico de policiais do Batalhão Ambiental do Amazonas. Eles percorreram mais de 10 quilômetros de trilhas na floresta até chegarem ao acampamento dos invasores. A área da operação fica a 300 quilômetros ao sul da sede de Lábrea e próxima a Rondônia, Acre e também Bolívia.

Os infratores eram moradores de Ariquemes, em Rondônia, e tinham sido levados à região por um fazendeiro, cujo nome não pode ser revelado, pois as investigações do caso prosseguem, ao município amazonense de Lábrea para abrir picadas na floresta, para a futura abertura de uma fazenda.. Essa ação faz parte da Operação Guardiões da Amazônia, lançada em julho último pelo Ministério do Meio Ambiente e Ibama.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iquiri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.