Parceria do Parna do Pantanal Matogrossense com o Cepta realizam a primeira campanha para amostragem de diversidade de peixes do pantanal

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/09/2009
Em parceria com a equipe do Parque Nacional (Parna) do Pantanal Matogrossense, analistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Peixes Continentais (CEPTA), realizaram de 14 a 21 de setembro a primeira campanha para reconhecimento de campo e determinação dos pontos amostrais de coleta de peixes.

O objetivo do trabalho é adaptar, para o Parque, uma ferramenta de monitoramento de ecossistemas aquáticos já bastante consolidada no mundo, embora de uso incipiente no Brasil: o Índice de Integridade Biótica.

A expedição faz parte das metas previstas no âmbito do projeto "Gestão da biodiversidade da ictiofauna pantaneira: subsídios para monitoramento de unidades por meio de indicadores", aprovado pela Diretoria da Conservação da Biodiversidade (Dibio) e em execução pelo CEPTA.

Entre as diversas atividades, foi dada atenção especial à caracterização física e ecológica dos ambientes existentes no Parque, fundamentais para a definição dos pontos de amostragem.

Até o final do projeto, serão realizadas pelo menos outras quatro expedições, contemplando o ciclo hidrológico característico do bioma pantaneiro. O projeto marca o início das articulações para implantação da Base Avançada Multifuncional do CEPTA no Pantanal, nas dependências do Parque, conforme portaria recém-publicada (DOU - Portaria n.78, de 3 de setembro de 2009).
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pantanal Mato-Grossense
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.