Parceria entre ICMBio e bombeiros dá mais segurança a visitantes da Chapada dos Veadeiros

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/03/2009
Os analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade contaram com um apoio importante para garantir a segurança dos turistas que visitaram e curtiram as belezas naturais do Parque Nacional (Parna) da Chapada dos Veadeiros, nordeste do estado de Goiás, durante o carnaval. Oito militares do Corpo de Bombeiros de Goiânia trabalharam junto aos gestores do parque para acompanhar de perto os cerca de 1,5 mil visitantes que passaram pela unidade nos quatro dias de feriado.

A parceria é garantida pelo decreto do Governo Federal no 6.515, de 22 de julho de 2008, que estabelece que a União deve oferecer recursos, apoio técnico e financeiro aos Corpos de Bombeiros e aos Batalhões Ambientais estaduais. Em troca, os estados disponibilizam policiais para ajudar os analistas ambientais do ICMBio na fiscalização e proteção das unidades de conservação federais.

O chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), Daniel Borges, explica que o decreto institui, no âmbito dos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, os programas de segurança ambiental denominados Guarda Ambiental Nacional e Corpo de Guarda-Parques. A lei veio em um momento de consolidação do Instituto Chico Mendes e os analistas lotados no PNCV sabem muito bem a importância de parcerias entre os estados e o governo federal.

O responsável pelo Parna lembra que a união de esforços entre o Corpo de Bombeiros goiano e o PNCV tem sido bem sucedida há algum tempo, antes mesmo do decreto. "Nessa unidade de conservação, o trabalho para proporcionar maior segurança aos visitantes e empreender ações de busca e salvamento, objetivos do Corpo de Guarda Parque, é praticado com sucesso há mais de dez anos em decorrência dessa parceria", comenta Borges.

A ação desenvolvida pelos militares na área do parque e seu entorno é focada na prevenção, além de eventuais resgates de visitantes que se perdem. "O objetivo é fazer com que a chegada e a saída do turista do parque sejam seguras. Estamos aqui para oferecer tranqüilidade para todos", pondera o tenente Ivan Marangon, do Corpo de Bombeiros de Goiânia, responsável pela Operação Carnaval na região da Chapada dos Veadeiros.

Daniel Borges afirma que a presença da corporação contribui ainda para assegurar um comportamento adequado dos turistas em relação ao parque, que é uma unidade de conservação de proteção integral. "Esperamos conseguir um efetivo permanente dos homens do Corpo de Bombeiros, bem como mais equipamentos para o trabalho preventivo. Assim, seremos também mais eficientes no monitoramento da área protegida e no combate a incêndios florestais e queimadas no interior e entorno da unidade", completa o chefe do parque.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.