Parque Estadual da Ilha Anchieta comemora dia de seu padroeiro

Do Portal do Governo do Estado - http://www.saopaulo.sp.gov.br - 31/07/2015
Entre as atrações agendadas para este sábado, 1o de agosto, estão uma missa, tempo livre para visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras


Este sábado, 1o de agosto, é dia de festa no Parque Estadual da Ilha Anchieta. Será celebrado o Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Ilha Anchieta. O ponto de encontro está marcado às 7h30 na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, de onde sairá o cortejo de veículos, levando a imagem do Senhor Bom Jesus. A carreata seguirá rumo ao Saco da Ribeira para a realização de uma procissão marítima, em direção ao PEIA, às 9h.

Na chegada ao Parque Estadual Ilha Anchieta, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história e o trabalho ambiental realizado pela Unidade de Conservação. Por volta das 10h, será celebrada uma Missa Campal, com cânticos de louvor e bênção, pelo padre Altair dos Santos. As atividades prosseguem até as 16h, com tempo livre para visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras.

Como participar

O evento é aberto ao público, porém as vagas são limitadas. Para obter o convite, os interessados devem procurar as igrejas dos bairros Itaguá, Toninhas, Enseada, Perequê-Mirim, Lázaro e Rio Escuro. Será cobrado R$ 20 para o transporte de escuna. A Secretaria do Meio Ambiente recomenda que os participantes levem lanche, água, protetor solar, repelente e uma blusa de frio.

Para mais informações, o público visitante poderá entrar em contato por meio do telefone (12)3832-1397 ou pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br.

História

Essa é uma comemoração histórica, feita desde a metade do século XIX, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.



http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=241850
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Anchieta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.