Parque Estadual do Utinga comemora 20 anos de preservação ambiental

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 24/06/2013
No último dia 21, a gerência do Parque Estadual do Utinga (Peut) reuniu servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e convidados no Centro de Visitantes para comemorar os 20 anos do espaço ambiental. O Parque foi criado pelo Decreto Estadual n" 1.552, de 03 de maio de 1993, como Unidade de Conservação de Proteção Integral. Inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém, o Peut tem 1.390 hectares e abriga os lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis por 70% do abastecimento de água de Belém e parte de Ananindeua.

O grupo musical Cantando a Vida, formado por funcionários da Sema, fez a abertura da programação. O secretário adjunto de Meio Ambiente, Hildenberg Cruz, parabenizou a Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) e a gerência do Parque pela atuação ao longo desses 20. "É um desafio manter um Parque como esse dentro da cidade, devido às pressões sofridas diariamente. Parabenizo a diretoria por conseguir, através do Peut, atender o objetivo de se ter um espaço preservado com potencial de floresta em Belém", afirmou. O gerente do Peut, Vitor Matos, ressaltou que o Parque também cumpre o objetivo de preservar os mananciais e garantir qualidade de vida à população de Belém.

Durante o evento também foram apresentadas as obras previstas para a avenida João Paulo II e o projeto Jardim Filtrantes, que será implantado no Parque. O Peut prossegue com atividades direcionadas ao público, para intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente em trilhas de floresta de terra firme, áreas de várzea e igapós, onde estão mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, grande variedade de aves e flora diversificada.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=129253
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.