Parque Estadual Xixová-Japuí, na Baixada Santista, promoveu curso de capacitação para agentes de fiscalização

FFlorestal - www.fflorestal.sp.gov.br - 11/06/2010
A administração do Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ) realizou no mês de maio um curso de capacitação para agentes de Fiscalização que atuam na Unidade de Conservação (UC). O objetivo foi realizar uma reciclagem e o aperfeiçoamento de 12 vigilantes da Empresa Capital, que presta serviços para o parque, além de promover a integração com guarda-parques e agentes municipais que atuam na área ambiental.

As prefeituras de Praia Grande e de São Vicente já possuem nos seus quadros de funcionários guarda ambientais que foram representados no curso.

A capacitação foi realizada com a colaboração voluntária de técnicos da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente (CBRN/SMA-Santos), professores e alunos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Corpo de Bombeiros, supervisores da Empresa Capital, prefeituras e funcionários e monitores ambientais do PEXJ.

O curso de três finais de semana aconteceu no Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Praia Grande e na UNESP - Campus do Litoral Paulista, em São Vicente. Os participantes também participaram de atividades praticas e de reconhecimento de área no PEXJ.

Foram realizadas palestras e também entregue material didático de apoio para continuidade dos estudos de temas relativos ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), legislação ambiental, Mata Atlântica, primeiros socorros, noções de cartografia, atendimento ao público e sobre as características biofísicas e histórico-culturais levantadas no Plano de Manejo do parque.

A capacitação de vigilantes patrimoniais e a integração do Sistema de Meio Ambiente dos municípios com a Unidade de Conservação são fatores fundamentais para o desenvolvimento do parque.

O PEXJ teve seu Plano de Manejo concluído no inicio deste ano e está sendo encaminhado pela Fundação Florestal para validação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Os trabalhos na Unidade estão se desenvolvendo com a importante participação de 22 representantes de segmentos da sociedade civil e de órgãos públicos da região que compõe o Conselho Consultivo, eleito em novembro de 2009.

Apesar de apresentar uma área reduzida em relação a outras Unidades de Conservação do Litoral de São Paulo (901 hectares, sendo que 301 ha são de área marinha), a conservação da região do PEXJ é extremamente importante para o equilíbrio ambiental da Baixada Santista.

O Zoneamento da UC previsto no Plano de Manejo prevê a estruturação de áreas para uso público e educação ambiental, zonas de recuperação ambiental, zonas mais restritas que objetivam conservar e manter a integridade dos ecossistemas, e zonas de uso especial onde devem ser implantadas as estruturas necessárias para que os objetivos do parque sejam atingidos.

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=156
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Xixová-Japuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.