Parque Mãe Bonifácia recebe melhorias para atendimento aos freqüentadores

Assessoria Sema/MT - 07/11/2007
O Parque Estadual Mãe Bonifácia ganha uma cara nova. Várias obras são implantadas para a melhoria do local, com o objetivo de manter a vegetação intacta e dar mais conforto aos cerca 12 mil visitantes semanais.

Considerado um dos pontos turísticos de Cuiabá, o Parque Mãe Bonifácia recebeu reforço na segurança, tanto que há quatro meses não é registrada qualquer ocorrência dentro de sua área. Além disso, o Parque está sendo totalmente cercado, o que vai impedir que pessoas entrem por caminhos alternativos e que os próprios animais que vivem no Parque saiam para a avenida Miguel Sutil.

Com foco na segurança, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que administra o parque, fechou ainda as trilhas alternativas que haviam sido abertas. Hoje o parque possui as seis trilhas oficiais e mais uma trilha de areia.

A principal entrada do Parque foi toda arborizada e obras de infra-estrutura estão sendo implantadas. Banheiros e bebedouros foram reformados e ampliados. Novas espécies do cerrado são plantadas, principalmente árvores frutíferas, com a meta, inclusive, de atrair mais pássaros para dentro do local. Até duas piscinas para pássaros foram construídas e os resultados já podem ser observados pelos freqüentadores. A meta é construir pelo menos mais duas piscinas para as aves dentro da mata.

Uma nova obra ainda chama mais a atenção. Uma pequena capela começa a ser montada no meio de uma árvore da espécie Tarumeiro. A árvore possui uma abertura em seu tronco, provocada provavelmente por ação do fogo, há muitos anos. Mesmo assim ela continua viva e será um dos belos cenários do Parque.

Superintende de Educação Ambiental, Antônio Carlos Nogueira aponta ainda para outro projeto, que é a construção da lagoa dentro do parque, ação que ajudaria em uma das funções do local, que é ajudar a manter a umidade relativa do ar. Entretanto, neste ponto ainda há um empecilho. O superintendente destaca que os problemas dos esgotos que passam dentro do parque impedem que este projeto seja levado adiante.

Hoje há dois córregos, o Mãe Bonifácia e o Baú, que cortam o parque, mas entram totalmente poluídos na área. Este ainda é um dos nossos pontos críticos e um problema de saneamento municipal. A solução seria a construção, por parte do município, de micro-bacias de saneamento no bairro Duque de Caxias, por onde os córregos passam antes de entrarem no parque.

HISTÓRIA

O Parque Mãe Bonifácia, que já se consolidou como ponto de referência na capital, recebe uma média de 2,5 mil pessoas ao dia, chegando a 10 mil visitantes nos finais de semana. Criado há mais de seis anos, o parque possui 77 ha., ricos em espécies do cerrado, onde durante uma caminhada é possível se deparar com macacos, capivaras e répteis. São trilhas, postos com equipamentos de ginástica para a prática de exercícios físicos de alongamento, sanitários, bebedouros.

O nome deste cenário é uma homenagem a escrava mãe Bonifácia, que vivia no local com um reduto de escravos foragidos, no século XIX, identificado posteriormente como Quilombo. Depois a área do parque foi utilizada ainda como área de Instrução Militar pelo Exército.

Diversas ações de educação ambiental são desenvolvidas e com grande receptividade da comunidade. Entre elas está o projeto Quinta no Parque, quando escolas passam a manhã conhecendo as características deste espaço preservado no meio da capital.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.