Parque Mãe Bonifácia vai sediar Festival de Orquídeas

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 30/04/2010
Uma exposição de "encher os olhos" chega a Cuiabá. Trata-se do Primeiro Festival de Orquídeas de Cuiabá. O palco para a realização do evento é o orquidário no Parque Estadual Mãe Bonifácia. O Festival vai acontecer entre os dias 05 e 07 de maio. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e o Orquidário Chapada dos Paracis fazem parte do projeto.

Entre mudas nacionais e internacionais, vindas principalmente da Tailândia, a exposição contará com mais de duas mil mudas, com preços variados e acessíveis aos gostos e o bolso de quem for ao local.

A assessora administrativa da Apae, Eunice Vitor da Silva, conta que a meta é receber muitas visitas. "As orquídeas atraem muitas pessoas, pois é um trabalho importante. Com o que for arrecado na comercialização das orquídeas, faremos obras para melhoria dos serviços prestados pela Apae, para quem precisa", justificou. Eunice ainda lembra que há algumas mudas de orquídeas híbridas, ou seja, surgidas do cruzamento de várias espécies da planta.

A coordenadora do evento enfatiza que de toda orquídea vendida, uma parte da renda vai ser doada para a Apae, que tem como objetivo ampliar obras internas. "Queremos construir uma quadra para esportes. Já temos o lugar, mas está faltando melhorar a estrutura. Devido ao sol quente, os alunos só podem fazer educação física até as oito horas", ressaltou.

Eunice lembra que a estruturação do local para práticas esportivas é um dos projetos a serem feitos, mas que outras melhorias podem ser agilizadas com a ajuda das entidades que apóiam o projeto.

Junto a muda de orquídea, o consumidor leva um panfleto com dicas de como cuidar da planta. As mudas que vão estar na exposição já estão adaptadas ao nosso clima quente, e que por isso tendem a ser mais resistentes.

As orquídeas estarão expostas para visitação e aquisição, durante o horário de funcionamento do Parque que é das 7:30 às 18 horas.
Revitalização do Orquidário - O Orquidário do parque Mãe Bonifácia passa por revitalização de sua estrutura e no sábado (08.05) será reinaugurado para visitação do público.

Para a analista ambiental da SUEA, e uma das organizadoras da 1ª Exposição de Orquídeas de Cuiabá, Antônia Luiza, este é um grande momento para a realização do evento. "O Parque Mãe Bonifácia tem uma excelente estrutura. A exposição das orquídeas e a revitalização do Orquidário é um casamento perfeito. Uma obra engrandece a outra", disse.

Ela lembra que "mais importante que expor as plantas é poder ajudar a Apae a desenvolver obras internas em benefício de quem frequenta o local" concluiu.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2560
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.