Parque no Ceará seleciona brigadistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/05/2013
Estão abertas até o dia 31 deste mês as inscrições para a formação da brigada de combate a incêndios florestais do Parque Nacional (Parna) de Ubajara, no Ceará. Para participar da seleção, os interessados devem procurar o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) de Ubajara, parceiro do parque nesse processo.

No período de 6 a 7 de junho, serão realizados os testes eliminatórios de aptidão física e de habilidade e uso de ferramentas agrícolas, na sede administrativa do parque. Durante o período de 17 a 21 do mesmo mês, ocorrerá o curso para a formação da brigada. Os selecionados começam a trabalhar a partir de 1o de agosto.

A área do Parna de Ubajara sofre riscos de incêndios florestais durante o período de estiagem, que se inicia em agosto, com pico no mês de novembro. Por medida de precaução, o contrato com os brigadistas deve se estender até janeiro, quando se cessam os riscos de incêndio na unidade de conservação (UC).

O parque

O Parque Nacional de Ubajara está localizado a noroeste do Estado do Ceará e foi criado em 30 de abril de 1959, com uma área de 4.000 hectares, através do Decreto Federal 45.954/59. Em 26 de abril de 1973, teve seus limites alterados para 563 ha, através do Decreto Federal no 72.144/73. Em dezembro de 2002, a área do Parque foi mais uma vez alterada, passando para 6.288 ha.

O Parna está inserido no Bioma Caatinga, mas dispõe de três Ecossistemas, sendo eles: Mata Atlântica (dados do IBGE - Floresta Ombrófila Aberta); Transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga; e Caatinga. Trata-se de uma área que preserva espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3997&Itemid=172
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ubajara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.