Parque Sumaúma forma Conselho Gestor

SDS/AM - 04/07/2007
O Conselho Gestor do Parque Estadual Sumaúma, única Unidade de Conservação do Amazonas em área urbana, foi formalizado no último sábado (23/06/2007). Os conselheiros serão submetidos ao início do processo de capacitação, em que os temas importantes relacionados à legislação ambiental devem ser abordados. Outro ponto a ser discutido é o regimento interno que orientará as regras de funcionamento do Conselho.
Vinte instituições participam do Conselho Gestor do Parque Estadual Sumaúma, sendo dez governamentais (SDS, IBAMA, SEMMA, UFAM, SEDUC, SEMED, SEMOSBH, SEMULSP, SSP e MANAUSTUR), e as demais, representantes da sociedade civil, provenientes da área de entorno do parque.
O Conselho Gestor do Parque Estadual Sumaúma deverá participar de todas as pautas referentes à área preservada. Uma das primeiras pautas deverá ser a aprovação do Plano de Gestão da UC. Outras pautas que surgirem nesta etapa de implementação da UC, como problemas de administração do parque, a instalação de sua infra-estrutura e o envolvimento das escolas em ações de educação ambiental, farão parte das discussões do Conselho Gestor que tem caráter consultivo.
Além do Conselho Gestor, outra ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) para a implementação do Parque é a elaboração do Plano de Gestão da Unidade de Conservação (UC). Este documento que orienta o planejamento do Parque, desde sua infra-estrutura até seu funcionamento, deve ser finalizado até o final de 2007, enquanto outras atividades voltadas à educação ambiental são realizadas paralelamente.

PARQUE ESTADUAL DO SUMAÚMA
Criado em 2003, a história do Parque Estadual Sumaúma pode ser contada pela história de mobilização dos moradores da Cidade Nova, que sentiram a necessidade de proteger uma relevante área para a qualidade ambiental. O Parque resguarda um corpo hídrico tributário do Rio Mindú, o mais protegido afluente do Rio Negro na região de Manaus, além espécies de flora e fauna endêmicas da Amazônia, como o primata em extinção sauim-de-colera (Saguinus bicolor-Callitrichidae).
Com problemas ambientais relacionados a atividades antrópicas urbanas, como lançamentos de resíduos sólidos e sanitários, a estratégia de gestão do Parque Estadual Sumaúma têm procurado transformar o parque em um espaço de educação ambiental, envolvendo a comunidade do entorno em um processo participativo que visa identificar os problemas e propor as melhores ações para resolvê-los.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação SDS/AM
Jornalista responsável: Carmen Lysia Nogueira
+5592 3236-0208 / 8113-0322
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sumaúma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.