Passeio ecológico movimenta Floresta Nacional de Brasília neste domingo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/11/2009
A pé, de bicicleta ou de cavalo. Não importa como você vá. O certo é que todos serão bem recebidos e poderão participar, neste domingo (29), de mais um passeio ecológico na Floresta Nacional (Flona) de Brasília. A caminhada, a bicicleata e a cavalgada começam às 8h45 e serão feitas em meio ao verde do cerrado protegido pela Flona, uma unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IMCMBio).

"Quem for vai sentir a paz que um passeio desses traz", promete o chefe da Flona e analista ambiental, Leo Gondim. O circuito do passeio de bicicleta terá cerca de 10 km e poderá ser feito por crianças com mais de 7 anos e adultos. Já a caminhada será de pelo menos 5 km, podendo, a critério dos participantes, ser ampliada. Para os cavaleiros, será discutida uma opção de trajeto na hora, dependendo do número de participantes.

O encontro será no estacionamento da Flona, em Taguatinga Norte. Quem sair do Plano Piloto deve pegar a Via Estrutural e, após passar pelo viaduto de Taguatinga, no sentido de Ceilândia/Águas Lindas, seguir até a entrada da Flona, que fica 300 m à frente. Quem partir de Taguatinga, deve pegar também a Estrutural, no sentido do Plano Piloto, e fazer o retorno no mesmo viaduto. Um carro de segurança da Flona dará todo apoio aos participantes.

CROSS COUNTRY - Já no dia 20 de dezembro (domingo antes do Natal) a Flona sediará o Grande Prêmio de Cross Country Valdenor dos Santos, uma atividade de caminhada composta de dois circuitos, um de 12 km e outro de 6 km. Ambos os circuitos cruzam a Flona por vários ecossistemas em um misto de desafio e prazer em meio à natureza.

"Com certeza é muito melhor correr no meio da natureza, em sombras de árvores cheirosas, que liberam o mais puro oxigênio, do que correr em ruas asfaltadas, com muita fumaça de carro e com o risco de ser atropelado", frisa o chefe da Flona, Leo Gondim.

Para participar do GP de cross country, os atletas devem fazer a inscrição pelos sítios ww.corredorderua.com.br e www.treinofuga.com.br. É cobrado o valor de R$ 30. O número de vagas é limitado a mil corredores.

Os vencedores de cada classe plantarão mudas de árvores e ganharão prêmio em dinheiro. Essa será a última corrida do ano em Brasília. Mais informações podem ser obtidas com Fausto pelo telefone (61) 8435-4226 ou pelo e-mail: fugasports@gmail.com.

Segundo os maratonistas Valdenor dos Santos (nome dado ao evento) e Joaquim Cruz, a Flona de Brasília é um dos melhores espaços para treinamento. Eles são campeões de inúmeras corridas, inclusive Olimpíadas.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9290

Leo Gondim
Analista Ambiental
(61) 3034 -5724 e 3034- 5726
E-mail: flonabrasilia.df@icmbio.gov.br
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.