Pastor foi multado por desmatamento

O Globo, Rio, p.24 - 28/08/2004
Pastor foi multado por desmatamento
Religioso, suspeito de ajudar traficante, devastou área de Mata Atlântica
O pastor Marcos Pereira da Silva, da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, que responde a inquérito por favorecimento pessoal (suspeito de ter ajudado o traficante Alberico de Azevedo Medeiros, o Derico), também é acusado de desmatar uma área de preservação ambiental, em Nova Iguaçu. Em abril deste ano, o Ibama aplicou uma multa de R$150 mil porque foi devastada uma área de Mata Atlântica dentro da Fazenda da Vida Renovada, dirigida pelo evangélico.
A fazenda tem quatro alqueires, sendo que a metade deles fica na Reserva Biológica do Tinguá, regulamentada pela lei 9.985 de 2000. Segundo o chefe da Reserva Biológica do Tinguá, o engenheiro agrônomo Luís Henrique dos Santos Teixeira, acima da cota cem (cem metros de altura), não pode haver edificações nem desmatamento.
Teixeira informou que o laudo técnico do Ibama diz que parte de um morro de 120 metros de altura, dentro da fazenda, foi devastada, um desrespeito aos limites impostos pela legislação ambiental.
— Além disso, apesar de o terreno já estar um pouco degradado, o pastor não podia mexer no local, pois aquela área estava se regenerando. Logo que adquiriu a propriedade, ele pôs tratores para rebaixar o morro — contou o engenheiro agrônomo.
De acordo com Teixeira, inicialmente o pastor lhe disse que pretendia construir no lugar um heliporto porque recebia muitas autoridades”, dando o exemplo da governadora Rosinha Matheus.
O pastor não pagou a multa do Ibama e recorreu. Em sua defesa, ele alegou que a igreja quer construir um centro de recuperação na fazenda e desconhecia que, ao preparar o terreno, estava desmatando uma área preservada.
— Ao comprar uma área, há pessoas que imaginam que podem fazer tudo do portão para dentro. A área de reserva é protegida pela lei — disse Teixeira.

O Globo, 28/08/2004, p. 24
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.