Pesquisa do Cepta descreve novo parasito em peixe no Pantanal Mato-grossense

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/02/2010
Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), descreveram, em conjunto com colegas das universidades Federal de São Paulo (Unifesp), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), uma nova espécie de parasito (Myxobolus salminus) que vem infectando o peixe dourado (Salminus brasiliensis) no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense.

O dourado é um carnívoro encontrado no Pantanal de grande importância econômica e ecológica tanto para a pesca extrativista quanto esportiva. O trabalho foi publicado no periódico Veterinary Parasitology (ELSEVIER, Holanda, União Européia), um dos mais conceituados na área de parasitologia animal.

A nova espécie de parasito foi encontrada formando pequenos cistos, com cerca de 100 um, nas paredes dos vasos sanguíneos dos filamentos branquiais, resultando em obstrução do fluxo sanguíneo, quando em infecção intensa, podendo afetar negativamente as condições de saúde do peixe.

Esse trabalho é parte de um contínuo esforço coordenado pelo Cepta/ICMBio e que envolve vários projetos que visam a identificar e avaliar os padrões de ocorrência de patógenos de peixes daquela região, a maior área úmida do mundo, onde são conhecidas mais de 260 espécies de peixes.

O conhecimento dos patógenos de peixes em ambiente natural possibilita ampliar as informações a respeito das interações desses organismos com o ambiente, além de entender as pressões que estes patógenos exercem sobre os peixes e pode ser utilizado como indicadores para avaliar as alterações ambientais.

Essas informações utilizadas como indicadores biológicos de condição ambiental, são importantes para correlacionar impactos antrópicos ou mesmo naturais, representando importante ferramenta na avaliação da integridade ecológica, que pode ser traduzida pela "saúde" de um ecossistema, fornecendo subsídios para ações de conservação da ictiofauna da região.

A equipe de pesquisadores continua desenvolvendo trabalhos com patógenos de outras espécies de peixes da região do Pantanal, conforme programa aprovado pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade/ICMBio.

SERVIÇO:

Para ler a pesquisa na íntegra:

Periódico Veterinary Parasitology (ELSEVIER, Holanda, União Européia) - (Adriano, E.A., Arana, S. Carriero, M.M., Naldoni, J., Ceccarelli, P.S., e Maia, A.A.M. Light, electron microscopy and histopathology of Myxobolus salminus n. sp., a parasite of Salminus brasiliensis from the Brazilian Pantanal. Veterinary Parasitology, v. 165, p. 25-29, 2009).
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pantanal Mato-Grossense
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.